DÚVIDAS SOBRE HISTEROSCOPIA

O que é Histeroscopia?

Histeroscopia é um procedimento realizado por via vaginal através do colo uterino, por onde é introduzida uma fina ótica (histeroscópio) que permite o médico visualizar a cavidade uterina. Durante o procedimento, as imagens são transmitidas em tempo real para um monitor.

A histeroscopia pode ser diagnóstica (exame realizado para identificar eventuais doenças existentes dentro do útero) ou cirúrgica que proporciona imediato tratamento da doença em questão.

Como é feito o procedimento?

O procedimento diagnóstico pode ser realizado em regime ambulatorial ou hospitalar.

O procedimento cirúrgico terapêutico é realizado com anestesia geral, sedação ou bloqueio raquidiano, dependendo do porte e tempo de cirurgia.

Quando a cirurgia por histeroscopia é indicada?

A cirurgia por histeroscopia é segura, rápida e altamente eficaz para tratamento de diversas doenças ginecológicas, como tratamento de pólipos, miomas submucosos, espessamento endometrial,
malformações da cavidade uterina, aderências intrauterinas e em casos de sangramentos disfuncionais. Também é realizada para retirada de DIU quando não se visualiza mais o fio.

Quais os benefícios da cirurgia por histeroscopia?

A cirurgia por histeroscopia é minimamente invasiva, realizada sem ser necessária incisão cirúrgica (não deixa cicatriz), com relativa facilidade de execução e baixo risco de complicações.

PRÓ MATRE >>

Rua São Carlos do Pinhal, 174 Cj. 103