Mulher profissional em um escritório
Grafismo opção1.png

ESPECIALISTA PARA TRATAMENTO DA ADENOMIOSE

Adenomiose é uma doença "prima" da endometriose que causa tanto dano ou mais. Caracteriza-se pela presença de células semelhantes a do endométrio (células da menstruação) que se fixam entre as fibras musculares da parede do útero. Elas são responsáveis e podem estar relacionadas a inúmeros problemas, como dor ao menstruar, irregularidade menstrual, alterações da contração uterina e infertilidade.


O diagnóstico é difícil e um exame de imagem negativo não pode excluir por completo a presença dela. O tratamento é desafiador e depende muito dos objetivos de cada mulher.

SINTOMAS DA ADENOMIOSE

Os sintomas são muitas vezes difíceis de explicar pois a sensação varia de paciente para paciente. Dor pode ser um sintoma também muito vago mas existem alguns aspectos que são importantes para o médico fechar diagnóstico. Adenomiose pode causar sangramento menstrual intenso ou prolongado, às vezes com coágulos, cólicas fortes e dor durante a relação sexual. 


O sintoma mais clássico da Adenomiose chama-se dismenorreia ou dor ao menstruar e tem algumas características: dor cíclica (vem de tempos em tempos) localizada na parte baixa da pelve, podendo irradiar para a coluna lombar; pode confundir-se com cólica intestinal algumas vezes; costuma apresentar melhora com anti-inflamatórios e antiespasmódicos; tem associação com alterações do fluxo menstrual.

Dois aspectos importantes: ter dismenorreia não significa que existe Adenomiose (pode ser sintoma de endometriose) e não ter dismenorreia também não significa que não há Adenomiose

Lembre-se de todos estes aspectos quando for conversar com um especialista para que ele tenha mais informações para fechar o diagnóstico.

TRATAMENTO DA ADENOMIOSE

O tratamento clínico com medicamentos pode ajudar a controlar os sintomas e aliviando a dor e o sangramento. Em último caso, na falha do tratamento clínico e tratamentos cirúrgicos conservadores, a remoção do útero (histerectomia) pode ser considerada.